BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

26 abril 2007

5 coisas para se fazer em Beagá antes de morrer

Eu acho que é uma grande putaria da minha parte escrever SOMENTE 5 coisas para se fazer em BH no mês do circuito de Comida di Buteco - mas regras são regras. Então tenho que pickar-up os 5 melhores lugares que, para mim, sejam os bão-demais-da-conta-sô na cidade dos bares. A ordem em que aqui são apresentados não significa que um seja melhor que o outro.


Outro detalhe é que apesar de gostar de programações culturais como teatro, alguma arte e afins, desde que me mudei para BH a um ano e meio atrás, eu não tenho feito esse tipo de programação. O meu roteiro cultural predileto aqui é bar, boteco e inferninhos.

1 - Mercado Central

Se você vier em BH e não passar pelo Mercado Central, você não veio a BH. Pronto.
Ele é uma grande feira fechada com tudo que você possa imaginar que um grande mercado tem: todas as especiarias, cachaças, queijos, artesanato, frutas, hortaliças, granja, bichos de estimação, galinhas, patos. Tem até uma loja árabe cheia de cartazes "Bush Assasino", onde a dona é uma palestina. Tem também os melhores botecos "copo-sujo" que existem: Você tem que beber em pé, apertado num balção onde existe todo tipo de gente passando, pois esses botecos ficam justamente nas saídas/entradas do mercado. Não tem como resistir, pois os "garçons", para te convencer a parar e tomar uma, ficam em cima do balcão e na hora que você passa, eles esfregam uma cerveja tirada do cu de uma foca no teu focinho. Não tem erro. Aí é parar e pedir ou um tira-gosto de fígado com jiló ou um bife acebolado fatiado e ser feliz.
Se você precisa de algo culinário e não encontrar no Mercado Central, pode ter certeza que não encontrar em lugar nenhum mais em BH.
Dica bônus: Ao passar pelo Mercado Central, dê uma esticadinha até o Mocotó do Nonô. São 3 quarteirões de distância. Peça um caldo de mocotó com ovo de codorna e uma cerveja caracú para acompanhar.

Endereço do Mercado Central: Av. Augusto de Lima, 744 · Centro.

Endereço do Mocotó do Nonô: Avenida Amazonas, 840, com entrada pela Rua Tupis.

2 - Cervejaria Stad Javer

Cervejaria Alemã muito show de bola. Recomendo ficar sentado no balcão mesmo, conversando com o Tomás, o alemão bonachão que atende lá. Até hoje eu não sei se ele é o dono do Bar, só sei que é muito bom o ambiente. Me lembra muito o meu querido pub Cosa Nostra em Belém do Pará, com a sua iluminação indireta e quente. Acho que lá só falta um jazz rolando, mas aqui em BH, bar é lugar de se beber e bater papo e não de ficar distraído ouvindo música. Se bem que no Stad javer tem um Jukerbox onde se pode escolher o som a tocar, coisa que pode ser muito incômoda caso o retardado do caipira achar de ouvir Zezé de Camargo e Luciano.
Como a casa não tem nem site, nem fotos na internet, eu tive que fazer o sacrifício de ir lá em plena quarta feira beber umas fotos e bater uns chopps bater umas fotos e beber uns chopps, e para tal contei com a gostosa companhia de minha amiga Nanda.


Dica: peça um licor/vinho alemão feito de ervas, que eu esqueci o nome, e um salsichão alemão acompanhado com pão de alho (Dilíííiça).

Endereço: Avenida do Contorno, 5771.

3 - Utópica Marcenaria

Dica para casais apaixonados ou então para fazer aquela média com a tchutchuca não papada ainda. Depois de uma noite com luz de velas, uma vista belíssima e um ambiente totalmente aconchegante, se ela não lhe der, desista.
O lugar foi ideia de umas arquitetas doidas, que resolveram montar um restaurante onde de dia funcionava uma marcenaria. Fizeram um trabalho tão bem feito que a marcenaria fechou e ficou só o restaurante, que dias de quinta vira um sambinha, sextas e sábados a programação é light, rolando principalmente bossa nova, blues e jazz. Domingo a casa pega fogo de novo com um forrozinho cheio de mineiras cheias de amor pra dar.
O atendimento é perfeito e, visualmente, a casa tem um charme único.

Endereço: Av. Raja Gabáglia, 4700.

4 - Eddie Fine Burgers


Fim de noite.
Fome.
Passe no Eddie's.
Simplesmente o melhor hamburger que eu já provei na minha vida. Rede de lanchonete mineira toda inspirada no "american way of life" dos anos 50/60. E toda estilizada a lá Coca-cola.
Eu acho a ida ao Eddie de fundamental importância para a construção de caráter do homem moderno. Pronto. Falei!

<-- O sanduba é exatamente esse aí da foto!!!

Endereço: Rua da Bahia, 2652.

5 - A Obra

Inferninho.
Eu não sei porque eu gosto tanto desse lugar, mas eu gosto. É apertado, depois das 2 da manhã você praticamente não consegue andar lá dentro. É quente e abafado. Só dá aquelas figuras alternativas que são uma panelinha desgraçada. Agarrar mulher ali é coisa quase impossível.
Mas eu gosto.


Principalmente por causa da variedade de cervejas que se pode beber ali. Você tem desde Cerpinha à Guinness. Maravilhoso isso!
Outra coisa é o som. TUDO o que toca lá é alternativo. Até mesmo numa das noites que estive lá, onde era uma noite de "samba", os caras conseguiram mandar um samba alternativo, e não estou falando de "Seu Jorge" não. É samba mesmo. Tocado em vinil. Muito doido!!!!
Adoro a casa.

Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 1168.

********************************************************************

3 comentários:

Menina Malvada (Ou Kaka) disse...

Eddie Fine Burgers - EU QUERO UM SANDUBÃO DAQUELES!

Poxa, vim ler seu blog bem na hora do almoço, fiquei com mais fome ainda! hahahaha!

Beijos!

Chawca disse...

O que eu estou fazendo que não conheci BH ainda,,, em breve pretedno corrigir esse erro, e com certeza esse A Obra já entrou no meu roteiro..

K. disse...

onde existir bagunça e comida está ótimo :D

bacana o seu top5.