BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

14 novembro 2007

Party, Fiesta, Festa - PARTE I

O que parecia ser um daqueles programas de indio para ingles japones ver, transformou-se para a minha supresa em uma divertida festa. Aproximadamente a tres semanas atras, os japas que nos hospedam (e nos pagam, e nos alimentam) aqui, reuniram todos os participantes que estao hospedados e explicaram que haveria esse festival, onde iriamos apresentar a nossa cultura para a populacao local num evento anual.
Em outras palavras: voces se vestem de indios e nos aplaudimos.
Nos separaram em grupos: Latinos, Africanos, Oriente Medio, Asiaticos e Ilhas do Pacifico Sul.
Me recusei a participar, apesar da insistencia dos (poucos) brasileiros que aqui estao (mais dois alem de mim) e dos latinos. Bati o pe e disse que nao ia fazer papel de indio pra ninguem.
A vida seguiu o seu ritmo, e no dia do evento, preparei a camera e desci para o ginasio onde seria a festa, que comecava com um desfile de trajes tradicionais, dependendo da regiao. A energia estava boa.
"Hoje terei boas fotos" - pensei.
Dito e feito: comecei a sessao pelo backstages, com uma mistura de gente com seus trajes tipicos. Paquistaneses, Indianos, Bolivianos, Argentino, Malasios, Mocanbicanos, Sul Africanos. Estava uma beleza. Quando comecou o desfile, me posicionei na frente do palco, preparei a minha querida e mandei ver.
Primeiro os arabes, formais, um pouco desconfortaveis mas bem tranquilos. Entre eles, uma que chama a atencao, que eh uma saudita, vestida dos pes a cabeca, pois as unicas partes permitidas aparecer sao as maos, pes e rosto. E o seu sorriso. Muito fotogenica, muito simpatica, e muito sorridente.

Por segundo os Africanos, com o sorriso negro, dentes brancos, bonitos e com uma malemolencia que eu me senti em casa. Claro, cores, muitas cores.

Em terceiro os latinos (nenhum brasileiro). Eu nao me identifico muito com a sua cultura entao, nada de mais. A maioria deles sao os meus amigos aqui. Gostei em particular do que se vestiu de andino. Aquele gorro eh show de bola.




Quando vieram o povo da ilhas do pacifico sul (Fiji, Papua Guine, tonga, tuvalu, kiribati) senti a pele suar. Eu estava me sentindo um gringo fotografando os primeiros indios ianomani da amazonia. Os caras com cara de bravos e vestes de guerra. As mulheres com roupas que lembram as havaianas. O pior eh que eu os vejo todos os dias e eles sao os que passam mais despercebidos. Os caras tem um jeitao muito tranquilo e as meninas, justamente o oposto, sempre de cara fechada nao falam nem "bom dia". Mas ali eles vestiram suas fantasias. As mulheres com sorrisos e feicoes delicadas. Os homens com cara de pouquissimos amigos.
Para mim foi o mais divertido de fotografar, durante o desfile.










Por ultimo o pessoal da Asia. Sem graca. Nao sei se eh da cultura deles, mas muito serios e apaticos, com poucos sorrisos e pouca energia.





Um pequeno intervalo, e eu suando bicas, com quase 300 fotos tiradas, esperando pelo grande momento, que seria justamente as dancas. Tentei selecionar as melhores fotos pois sabia que iria precisar de espaco.

CONTINUA....

Um comentário:

Anônimo disse...

porque vc nãum foi de pescador paraense comedor de farinha??